Facilidade na boleia com o Freto

A rotina dos caminhoneiros que trafegam pelas estradas vem sendo facilitada com o Freto, plataforma que conecta os melhores caminhoneiros às melhores cargas do mercado rodoviário. Qual motorista profissional que não teve dificuldade para encontrar a carga de retorno ou adequada para o seu tipo de veículo? “Com essa plataforma isso não acontece”, diz Thomas Gautier, CEO do Freto. Disponível para Android, essa é uma ferramenta completa e ideal tanto para o embarcador quanto para a transportadora e o caminhoneiro.

Por intermédio dele, é possível localizar empresas próximas e fazer cotação de frete. “Para caminhoneiros autônomos, essa é uma boa opção, já que há oportunidade de encontrar cargas disponíveis para todos os tipos de veículos pesados e carrocerias. A negociação das melhores cargas pode acontecer em até um minuto, permitindo ganhos de agilidade e redução dos custos operacionais. O contratante define sua agenda de carregamento na plataforma. Já o transportador comparece na data agendada, carrega e recebe o frete em um meio de pagamento homologado. Se o contratante desejar, o Freto pode cuidar da expedição (manifesto), monitoramento e confirmação de entrega”, explica Thomas Gautier, CEO do Freto.

Segundo o executivo, promover o bem-estar e facilitar a vida do caminhoneiro, que já enfrenta muitas dificuldades na estrada, é prioridade para o Freto. Enquanto agenciadores e embarcadores ainda anunciam suas cargas em pontos físicos, como postos de combustíveis ao longo das estradas, o Freto proporciona uma experiência 100% digital e personalizada.

“Por meio da digitalização, conseguimos democratizar o acesso a cargas que antes eram restritas a poucos agenciadores e promover a lei da oferta e demanda. A partir dessas premissas, proporcionamos um índice de fidelização de caminhoneiros superior a 60% se comparado a métodos analógicos de contratação de fretes e mantemos uma nota superior a 4,5 estrelas na Google Play Store. Esse diferencial agrega valor e é atrativo também para o próprio embarcador, que consequentemente oferece serviços melhores e mais recorrentes aos seus clientes finais. Inclusive, temos diversos casos de caminhoneiros que pedem para assinarmos contratos com determinados embarcadores, para eles poderem carregar com o Freto”, afirma.

Atualmente, a plataforma realiza mais de 3,5 mil contratações (matches) para transporte de 150 mil toneladas de carga diariamente, para uma base de 125 mil motoristas e 300 mil veículos cadastrados. Entre os principais clientes institucionais da plataforma estão grandes produtores de grãos, açúcar, siderúrgicas, fabricantes de papel e celulose e cimenteiras.

Muito mais que frete

Neste mês, o Freto acaba de anunciar que assumirá a gestão do Clube da Estrada de forma definitiva a partir de janeiro de 2022. O Clube é uma iniciativa que ajuda os caminhoneiros ao longo do território nacional. São verdadeiras casas localizadas em postos e paradas nas rodovias que contam com estrutura para dar atendimento, descanso, conforto, conteúdo e conectividade para quem transporta o Brasil. São 130 mil profissionais fidelizados, que em 2021 realizaram mais de 122.500 visitas. “Tudo em um ambiente familiar, onde gente cuida de gente. Neste novo momento do Clube, nos dedicaremos em proporcionar um clube de benefícios cada vez mais completo para os caminhoneiros. Principalmente mais qualidade de vida em sua jornada de trabalho, mantendo todos os benefícios e gratuidade antes oferecidos pela Repom”, diz Thomas Gautier, que valoriza, sobretudo, o ser humano.

“Amigo, caminhoneiro, o Freto é o parceiro de vocês na estrada, a nível nacional. Para fazer parte da nossa turma do trecho é só baixar o aplicativo. Você freta? Freto.”

Confiança é tudo

O Freto nasceu, em meados de 2018, dentro do grupo da Ticket, no contexto de suprir as ineficiências da cadeia logística. Segundo Thomas Gautier, “em conversas com clientes, tivemos a oportunidade de mapear as dores e ineficiências em suas operações. Entre elas, de um lado, os embarcadores perdiam muito tempo para encontrar o transportador ideal e, do outro lado, tínhamos os caminhoneiros com dificuldades para rentabilizar seus ativos e encontrar cargas, rodando muitas vezes vazios. Visando resolver este problema, iniciamos a busca por uma solução que pudesse ser comprada e aprimorada. Mas não encontramos nenhuma empresa que tivesse tecnologia para atender a essas necessidades. E foi assim que construímos, do zero, uma tecnologia que cabe na palma da mão, capaz de atuar onde quer que esteja a oferta e a demanda. Uma inovação que conecta o caminhoneiro diretamente com o embarcador, pautada pela digitalização e com o propósito de simplificar a logística rodoviária, movendo caminhoneiros”.

Em março de 2019, o Freto foi apresentado ao mercado, durante a Intermodal. Em fevereiro de 2020, o Freto passou a fazer parte da arquitetura de marca do grupo da Ticket, juntamente com Ticket Log e Repom, formando o mercado rodoviário. Em 19 de outubro de 2020, bateu a marca de 1 milhão de matches, que foi comemorada com muita alegria pela equipe. “Em pouquíssimo tempo, o Freto cresceu e se tornou um dos principais marketplaces de negociação de cargas do mercado e broker digital, e a única plataforma de match do setor. Esse crescimento foi tão grande que o transformou em uma empresa independente do grupo da Ticket, em julho de 2021, data que marcou nossa primeira rodada de investimentos, no valor de R$ 22,5 milhões, e a chegada de acionistas diversificados, ganhando autonomia para pensarmos em projetos, atrairmos novos investidores e alavancarmos nosso próprio desenvolvimento.”, comenta.

Como CEO, cargo que assumiu em 1º de abril deste ano, Thomas Gautier tem o objetivo de levar o Freto a um novo horizonte. Uma nova ambição é definida: Ser a maior plataforma de cargas da América Latina.

Fonte: https://www.revistacaminhoneiro.com.br/facilidade-na-boleia-com-o-freto